quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Um pequeno resumo histórico e 394 anos, parabéns pra Belém

Segundo a historia oficial, a região onde a atual cidade se localiza era primitivamente ocupada pelos índios Tupinambás. O estabelecimento do primitivo núcleo do Município remota ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas, á época por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, quando, a 12 de janeiro de 1616, fundou o forte do Presépio
A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia posteriormente foi sucessivamente denominada como: Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, até á atual denominação de Belém. Belém só reconheceu a Independência do Brasil em 15 de Agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação. Belém foi a primeira capital da Amazônia.
Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Denominada também de "Cidade Morena", características herdade da miscigenação do povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região à época da fundação.
Neste mês de janeiro comemoramos os 394 anos de sua fundação, é o aniversário de nossa capital, Belém do Pará a metrópole da Amazônia, a cidade das mangueiras, cidade morena, que dá orgulho aos seus habitantes, sejam nativos ou os que aqui vieram morar, não se apaixonar é impossível, musa inspiradora de muitos súditos, admirada e cantada em prosa e versos, em canções, que acalentam o nosso gostar desta cidade de costumes singular.

Fontes de pesquisa: Wikipédia e Arquivo da Câmara M. de Belém

Um comentário: